Kombosa Seletiva ©2016.

A HISTÓRIA

CONHEÇA
Sergio Bispo, o idealizador da Kombosa Seletiva.

Baiano por natureza e paulistano por necessidade, Sergio Bispo conhecido como Bispo Catador tem trajetória admirável. Partiu de Salvador na Bahia em direção a São Paulo buscando trabalho e após chegar à Praça da Sé, manteve-se em situação de rua coletando resíduos recicláveis para sua sobrevivência. Com apoio de movimentos sociais se tornou membro ativo da categoria e foi um dos fundadores de uma cooperativa de materiais recicláveis onde chegou até à presidência.

 

Autodidata e atuante no debate político da categoria é convidado sistematicamente para contar um pouco de suas experiências em escolas, instituições, empresas e demais veículos. Marcou presença em filmes, documentários, trabalhos acadêmicos e reportagens que abordam questões da coleta seletiva, mantendo a luta por melhores condições de trabalho e a inclusão dos catadores e catadoras na prestação de serviços remunerados.

 

Convivendo com técnicos sociais, artistas e ativistas ambientais na Baixada do Glicério conheceu outras formas coletivas de organização do trabalho e obteve apoio desses grupos na criação de seu Coletivo, o Kombosa Seletiva. Passou a atuar a bordo de sua Kombi nas mais diversas regiões da cidade, abandonando a desgastante carroça. Hoje atua na coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis procurando conhecer novas práticas de profissionalização para o atendimento de parceiros em eventos, condomínios, empresas e instituições. Segue aprendendo e desenvolvendo ações por uma cidade menos contaminada e com melhor qualidade de vida.

Conheça a Kombosa Seletiva.

"A Kombosa Seletiva, é uma marca. É um jeito de atrair clientes e organizar a coleta do material reciclável. Com o tempo, foi necessário organizar, criar um procedimento para ganhar escala na coleta. Houve a Troca da carroça de madeira pela Kombi, organizei uma agenda com horários para coletar os materiais, e passei a tratar os produtores de lixo como clientes".

"Faço uma gestão do lixo. Explico o caminho que aquele material tomará, mostro que não vai ser jogado em aterros e, no final do mês, envio uma planilha para eles, mostrando quantos quilos eles conseguiram retirar da cadeia produtiva do lixo com este serviço. Tento ensinar para os outros catadores que eles podem ser mais eficientes e ganharem mais dinheiro trabalhando dessa maneira".  

(Sergio Bispo)

MISSÃO

Contribuir com o serviço de coleta seletiva e reciclagem nos centros urbanos. Promovendo a conscientização da sustentabilidade e melhorando o trabalho do catador.

VISÃO

Ser uma grande organização, que se preocupa com o meio ambiente e com os valores sociais. E ser reconhecido pelo qualidade na prestação do serviço.

VALORES

Sustentabilidade, Qualidade na prestação de serviço, Responsabilidade e Transparência.